top of page
capa_efoiumachuvadeestrelas.jpg

E foi uma chuva de estrelas sobre o meu rosto

Silvia Montefoschi é um gênio que surpreendeu o mundo psicanalítico com a radicalidade de seu pensamento, tão incisivo quando amoroso. Serão precisos ainda muitos anos para que seu pensamento seja absorvido pela cultura psicanalítica e muitos outros pela cultura ordinária. Entretanto, sua leitura do real humano tem efeito imediato e compreensão intuitiva por todos aqueles que se aproxima dela através do processo analítico proposto por ela. A voz de Silvia ressoa clara e límpida em meio à complexidade complicada do linguajar tradicional que, preso nas malhas do pensamento masculino, desconhece a conexão com a carne e não está em diálogo com o ser que em todos nós fala – e frequentemente não é ouvido.

Nesses versos, a metáfora intuitiva entre o desabrochar da vida vegetal e o trabalho de parto doloroso, incerto, inquietante do novo do aflorar da consciência evidencia a espontaneidade e inevitabilidade do processo. Nós somos habitados pelo ser que evolui para a consciência de si e esse movimento é doloroso, alegre, transformador, incerto, aterrorizante e glorioso. E sobretudo é vivo. Não é fórmula, não é garantia, não é racionalidade. É realidade viva que se manifesta.

 

Estes versos foram escritos por uma Silvia jovem, que, desdobrando-se sobre si mesma, retratou, pintou com palavras, o que sentia dentro. Todos os buscadores de si, os inquietos e atormentados pelo enigma do (seu) ser poderão de identificar e reconhecer aquele trabalho interior incansável e descobrir aqui que tem vocação, direção, sentido e glória. 

 

Coincidentemente com a primeira edição desse livrinho, ele também é, como foi então, a primeira obra de Silvia Montefoschi publicada em português. Outras seguirão. Sou a representante do pensamento de Silvia nas Américas e é minha obrigação tornar conhecido esse tesouro italiano, fonte infinita de inspiração e amor. Quando leio Silvia sinto-me dançando no espaço sideral, a compreensão dos conceitos chega tanto via razão como via intuição ao mesmo tempo. 

 

Adriana Tanese Nogueira

Boca Raton, FL-USA, 08 de Julho de 2019

kindle R$ 24,99

kindle US$ 4.65

bottom of page