Olá, pessoal!

Meu nome é Adriana Tanese Nogueira, sou italo-brasileira no sentido literal de ter metade da minha família nascida e crescida na Itália e a outra metade nascida e crescida no Brasil. Eu nasci no Brasil mas fui para a Itália muito nova, com cinco anos. Posso dizer que o italiano se tornou minha língua materna.

Vivi sempre em Milão onde frequentei o ITSOS, um ensino médio experimental inovador, escolhendo a área de Culturas Comparadas. De lá parti para o que me interessava na vida que era "conhecer o ser humano", e estudei filosofia na Università degli Studi di Milano.

Enquanto isso, começa em 1980 uma análise pessoal com a psicóloga Clara Serina, com quem fiquei oito anos, fazendo também análise didática, grupos de estudos e fui membro fundador da associação de pesquisa por ela criada, CREDE, chamada hoje de CREDES, com sede em Milão. Em 1988, passei para a psicanalista Silvia Montefoschi de quem participei dos grupos de estudos de analistas e continuei a análise didática com Mario Mencarini.

O caminho psicanalítico significa estudo e leituras de vário tipo, incluindo literatura, física, correntes de psicologia, psicologia social, mitologia, poesia, teologia...

Adriana Tanese Nogueira 2.jpeg
Adriana Tanese Nogueira.jpeg

Somente quem você é pode curá-lo.

C. G. Jung

IMG_5952.JPG

Em 1994, mudei-me para o Brasil, morei no Rio de Janeiro quatro anos onde dei aula na PUC-Rio e depois fui para São Paulo. Devido a como minha filha Beatriz nasceu, envolvi-me na incipiente humanização do parto e co-fundei o site Amigas do Parto em 2001 para em 2003 fundar a ONG Amigas do Parto. As Amigas do Parto deram início a todo o movimento de mulheres pela humanização do parto no Brasil. 

Adriana Tanese Nogueira 4.jpeg

A psicanálise, segundo Silvia Montefoschi, tem apenas duas vocações: a repressiva ou a revolucionária. 

A nossa é a revolucionária.

5.jpg

Mudei-me para os EUA em 2006 continuando e aumentando minhas atividades. 

Em 2009 dei início a uma coleção de livros sobre humanização, totalizando dez títulos, três dos quais traduzidos para o espanhol.

Adriana Tanese Nogueira 3.jpeg

O homem pode realizar coisas extraordinárias se estas fizerem sentido para ele.

C. G. Jung

Adriana Tanese Nogueira e Livro.jpeg
92bbcf27-cc8d-4bca-bab0-c29cdd96117c.JPG

2019, São Paulo, primeiro AELLA, encontro anual de psicanálise, mitologia e filosofia.

2014, Bienal Internacional do Livro de São Paulo, lançamento do livro de memórias em dois volumes Acorda Amor, sobre os primeiros anos da ditadura militar brasileira e o impacto sobre a minha família.

B221E696-B505-4209-985D-B7ECC9F421C2.JPG

Currículo/Formação

  • Bacharel em Filosofia pela Università degli Studi di Milano (Italia);

  • Mestre em Ciências da Religião pela PUC/SP (Brasil);

  • Doutora em Psicologia pela Bircham International University (Madrid, Espanha);

  • Terapeuta transpessoal em Deep Memory Process (DMP - regresão) pela Woolger International;​

  • Facilitadora Eco-Psychology, Project NatureConnect de J.M. Cohen, com o apoio do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas;

  • Hipnotista certificada, por Richard Nogard;

  • Oito anos de análise pessoal (Jung and Silvia Montefoschi, nome conhecido na cultura psicoanalítica italiana);

  • Seis anos de análise didática (Jung and Silvia Montefoschi, nome conhecido na cultura psicoanalítica italiana);

  • Três anos de Grupos de Estudos Psicanalíticos no Laboratorio di Ricerche Evolutive (Sarzana, SP, Italy, que era a "escola" de Montefoschi, entre aspas porque ela era contra "escolas").

  • Dois anos de Curso sobre a História da Psicanálise no Laboratorio di Ricerche Evolutive (Sarzana, SP, Italy, que era a "escola" de Montefoschi, entre aspas porque ela era contra "escolas").

  • Sou a fundadora e coordenadora da ONG Amigas do Parto (www.ongamigasdoparto.com); administradora de seus cursos online direcionados a quem fala português e espanhol, promotora de formas naturais e respeitosas de dar à luz e do empoderamento feminino; também publiquei vários livros a respeito, incluindo um para crianças.

  • Fundadora e diretora do Instituto Internacional Aella - Ser&Saber Consciente: www.institutossc.com. Cursos para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

  • Analista formadora e terapeuta floral formadora.

  • Autora de numerosos livros.

  • Membro da The International Society of Female Professionals.